Mensagem de boas-vindas

Caros colegas,

O 28.º Congresso Europeu de Psiquiatria, organizado pela maior associação internacional de psiquiatras na Europa, terá lugar a 28-31 de março de 2020 em Madrid, Espanha. O passado rico da cidade produziu algumas das mais impressionantes obras de arte, arquitetura e monumentos da Europa, juntamente com uma ampla e abrangente contribuição cultural para a língua, música e culinária. Madrid está entre muitas capitais europeias que possuem uma herança artística e histórica impressionante, e este legado europeu coletivo estende-se bem sobre o domínio da ciência, onde as abordagens comuns e objetivos partilhados nos levaram a um progresso fantástico e rápido.

Para celebrar os nossos extraordinários legados científicos, o congresso de 2020 terá lugar sob o lema “A Herança Partilhada da Psiquiatria Europeia”.

De facto, temos uma herança fantástica em psiquiatria, graças não só aos médicos eminentes e aos doentes envolvidos na investigação, mas também ao conhecimento combinado que obtemos das ciências sociais, neurológicas e informáticas. Participar no congresso da EPA significa partilhar as nossas experiências e conhecimentos para descobrir novas perspetivas sobre as perturbações complexas que tratamos, trocar técnicas práticas e orientações para desafios clínicos diários e reforçar o nosso compromisso para com os nossos doentes e os seus cuidadores.

A evolução contínua de Psiquiatria, envolvendo a organização de melhores serviços de saúde mental, o desenvolvimento de modelos inovadores de cuidados e a descoberta de novos paradigmas de investigação, leva-nos a partilhar as descobertas mais recentes para benefício de todos. Muitos desafios ainda existem, mas a partir dos sucessos do passado e avançando juntos com novos conhecimentos, podemos ajudar a moldar um futuro melhor para os profissionais e doentes.

Estamos confiantes de que a EPA 2020 Madrid irá servir como local de aprendizagem onde todos podemos partilhar os últimos modelos, abordagens e investigação, continuando com todas as melhores tradições da Associação Psiquiátrica Europeia e representando para todos os participantes uma experiência pessoal e profissional apreciada.

Esperamos recebê-lo no coração de Espanha!

Philip Gorwood
Presidente da EPA e Presidente do Comité de Programa Científico

Julio Bobes
Presidente do Comité de Organização Local