Sobre a EPA

A Associação Psiquiátrica Europeia

Com membros individuais ativos em 88 países e 44 Membros da Associação Psiquiátrica Nacional que representam mais de 80 000 psiquiatras europeus, a Associação Psiquiátrica Europeia é a principal associação que representa a psiquiatria na Europa. As atividades da EPA abordam os interesses dos psiquiatras na academia, investigação e prática em todas as fases do desenvolvimento da carreira.

A EPA lida com psiquiatria e as suas disciplinas relacionadas e concentra-se na melhoria dos cuidados para os doentes mentais, bem como no desenvolvimento da excelência profissional.

"Melhorar a Psiquiatria e os Cuidados de Saúde Mental na Europa"

  • 1983

    A Associação Psiquiátrica Europeia (Association of European Psychiatrists, AEP) é fundada em 1983 pelos psiquiatras de língua francesa e alemã, selecionando Estrasburgo como o lugar da associação

  • 1986

    Criação do European Psychiatry Journal 1.º Congresso Europeu de Psiquiatria

  • 2008

    O AEP muda o seu nome para a Associação Psiquiátrica Europeia (EPA)

  • 2011

    Primeira Escola de verão da EPA

  • 2012

    Introdução dos membros da Associação Psiquiátrica Nacional

  • 2015

    A EPA abre um escritório em Bruxelas para abordar diretamente os seus objetivos de política da UE

  • 2018

    A EPA desenvolve e lança o seu primeiro Curso Online Aberto (MOOC), “Introdução à Terapia Comportamental Cognitiva”

Os membros fundadores da associação trabalharam para estabelecer uma associação que promoveria a European Psychiatry nos campos de investigação, tratamento e ensino, três eixos considerados inequivocamente complementares dentro da disciplina de psiquiatria. Além disso, posicionaram a associação como mediador privilegiado entre médicos, conselhos oficiais e autoridades públicas sobre assuntos relacionados com políticas de saúde mental.

Hoje em dia, a EPA continua no espírito dos membros fundadores, com foco na colaboração com organizações parceiras europeias, lobbying a nível europeu para o desenvolvimento de padrões em cuidados, prevenção e educação, prestando apoio profissional aos psiquiatras iniciais de carreira e traduzindo evidências científicas na melhor prática clínica em toda a Europa e em todo o mundo.

Junte-se a nós!

Os membros da EPA são parte integrante da nossa comunidade europeia e mundial, contribuindo ativamente para a vida da Associação e desempenham um papel fundamental na estruturação do futuro da EPA e da Psiquiatria na Europa.